analitica experimental
PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE ÁCIDO FOSFÓRICO
UTILIZANDO TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA
Nomes: Joana D'arc Dias
Kézia da Rocha
Lis Peixoto
Suélen Batista
Disciplina: Química Analítica Experimental
Professor: Larissa Codeço Crespo
Experimento: 8 e 9 realizados nos dias 03/02/2014 e 10/02/2014
OBJETIVOS:
•
•
•
Aprender a calibrar pHmetro;
Medir o pH de soluções com concentração conhecida;
Padronizar uma solução de ácido fosdórico utilizando titulação potenciométrica.
INTRODUÇÃO:
O pHmetro é um equipamento utilizado para determinar a concentração de pH em variadas amostras. O pHmetro consiste em um eletrodo que é acoplado a um potenciômetro, aparelho que mede a diferença de potencial. Assim, o pHmetro permite converter o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Ao ser submerso na amostra, o eletrodo gera milivolts que são convertidos para uma escala de pH.
Ao utilizar o pHmetro é necessário retirar a “borracha” protetora da ponta censora do eletrodo e lavá-lo com água destilada para que esta limpe o cloreto de potássio cristalizado. Deve-se ainda, retirar a tampa de borracha do respiro para que a solução de cloreto de potássio flua pelo diafragma durante a medição. O fluxo de solução ocorre através de uma pressão criada pela diferença altura entre o nível da solução de cloreto de potássio e a solução objeto de medição.
A calibração do pHmetro é fundamental para a qualidade das medidas obtidas. O objetivo da calibração é verificar se a medida obtida pelo pHmetro é compatível com o esperado, excluindo assim, qualquer tipo de erro. O pHmentro deve ser calibrado de acordo com os valores pré-estabelecidos nas soluções de calibração.
A potenciometria é um método eletrométrico que consiste na determinação do potencial elétrico entre dois eletrodos, o indicador e o de referência, os quais se encontram mergulhados na solução, como indicado abaixo:
Figura 1: Determinação do potencial