Analista de suporte
DA INFORMAÇÃO
REDES DE COMPUTADORES E CONECTIVIDADE
Pós-Graduação Lato Sensu
Protocolo Internet Versão 6
( IPv6 )
Archimedes B. W. de Oliveira
Marcos Henrique Martins
Patrick Tracanelli
Prof. Sílvia Calmon de Albuquerque
Universidade FUMEC
2009
INTRODUÇÃO
Há duas décadas, o acesso a qualquer tipo de rede de dados era restrita a um grupo pequeno de pessoas (cientistas, pesquisadores, tecnólogos e militares). Hoje, redes de computadores tornaram-se parte essencial de nossa infra-estrutura. A velocidade de crescimento da Internet talvez seja um dos mais interessantes fenômenos nesta área, dentre os fatores que contribuíram para tal crescimento, destaca-se o protocolo de comunicação arquitetado por Robert E. Kahn e sua equipe, o Internet Protocol ou, simplesmente, “IP” (FILIPPETTI, 2003).
O IP é um protocolo usado para comunicação e encaminhamento de dados entre computadores em redes privadas ou públicas. O protocolo IPv4 é um protocolo pouco versátil, isso atualmente tem dificultado as inovações dos dispositivos que compartilham dados, levando a criação de novos protocolos mais adequados a estas características.
Na década de 90, engenheiros e cientistas começaram a perceber que a pilha de protocolos TCP/IP se tornaria ultrapassada para novas aplicações da Internet, como voz e vídeo. Já em 1997, mostrou-se que o número de hosts na rede dobrava a cada 14 meses e logo esgotaria o conjunto de endereços disponíveis. Desde então, dois fatos ficaram claros: aplicações multimídia funcionam relativamente bem pela Internet existente na época, mas provavelmente a base atual tornar-se-ia obsoleta para aplicações mais exigentes. (BRANDIZZI, RAMOS e COSTA, 2006).
A nova versão do protocolo, o IPv6 é um padrão que vem sendo desenvolvido desde 1995, oferecendo um endereçamento maior e uma migração simples. Este padrão tende a substituir gradualmente o IPv4, que está eminentemente com falta de endereços, além de