Analista Suporte.
Introdução
Um sistema operacional pode ser definido como um conjunto de programas especialmente feitos para a execução de várias tarefas, entre as quais servir de intermediário entre o utilizador e o computador. Um sistema operacional, tem também como função, gerir todos os periféricos de um computador.
Existem alguns nomes mais famosos de sistemas operacionais como o Linux, Windows, MacOS e Unix.
Uma das atribuições do sistema operacional é carregar na memória e providenciar a execução dos programas que o usuário solicita. Mesmo quando um programa qualquer está em execução, o sistema operacional pode continuar trabalhando. Por exemplo, muitos programas precisam realizar acesso ao teclado, vídeo e impressora, assim como acessos ao disco para ler e gravar arquivos. Todos esses acessos são realizados pelo sistema operacional, que fica o tempo todo ativo, prestando serviços aos programas que estão sendo executados.
O sistema operacional também faz um gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflito. Por exemplo, o sistema operacional evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memória, o que poderia causar grandes problemas. O sistema operacional funciona como um "maestro", providenciando para que todos os programas e todos os componentes do computador funcionem de forma harmônica.
O usuário também pode enviar alguns comandos para o sistema operacional.
Tipos de Sistemas Operacionais
Existem 8 tipos de sistemas operacionais atualmente. São eles:
-Tempo Real
-Grande Porte
-Servidores
-Multiprocessadores
-Pessoais
-Portáteis
-Embarcados e
-Smart Cards.
Abaixo está a explicação de cada um deles.
Os sistemas operacionais de tempo real fornecem informações precisas em tempo real com condições criticas. São muito utilizados em máquina de controle de aéreo e máquina hospitalar. Caso esse sistema venha a apresentar alguma falha, pode trazer grande risco de vida.
Os sistemas