Analista de sistema tce-pe
A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de rascunho e, posteriormente, a f olha d e r espostas , que é o único documento válido para a correção da sua prova.
CONHECIMENTOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS
1
4
7
10
13
16
19
22
25
28
Ainda é muito comum o argumento de que, no combate à pobreza no Brasil não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar. Os resultados de pesquisas recentes, no entanto, indicam que ensinar a pescar pode ser muito pouco para uma grande massa da população que já se encontra em situação de extrema privação.
A pobreza é uma metáfora para o sofrimento humano trazido à arena pública e pode ser definida de maneiras distintas. M uita energia é despendida na busca de uma definição rigorosa, capaz de distinguir com clareza o sofrimento suficiente do sofrimento insuficiente para classificar alguém como pobre.
Pesquisas baseadas nesse tipo de definição estimam que uma fração entre um terço e metade da população brasileira possa ser considerada pobre. Essa é uma definição
“forte”; e estimativas subjetivas de linhas de pobreza demonstram que boa parte da população brasileira ainda consideraria insuficientes as rendas de famílias que se encontram em níveis superiores aos usados como linha de pobreza nessas pesquisas.
A insuficiência de recursos nas mãos de parte da população pode ser entendida como resultado ou de uma insuficiência generalizada de recursos ou de má distribuição dos recursos existentes. Logo, o combate à pobreza pode tomar dois rumos básicos: aumentar-se o nível de recursos per capita d a sociedade ou distribuírem-se melhor