Analises Financeira Resumo
A ANÁLISE DO BALANÇO COM A UTILIZAÇÃO DE QUOCIENTES
O estudo técnico de análise de balanço constitui-se na realidade em um intrincado processo de fundamental importância. A análise de balanço é de fato um poderoso instrumento de pesquisa que permite aquilatar a saúde econômico-financeira da empresa, no passado e no presente, e enseja a projeção desse resultado para o futuro; possibilita o conhecimento objetivo dos efeitos da administração realizada pelos gerentes e permite mensurar o volume dos recursos livres ou patrimônio líquido.
Com efeito, os conceitos extraídos da análise do balanço são eminentemente temporais, pois estão inevitavelmente vinculados ao resultado do empreendimento em dado período. Impõe-se, então, a aplicação do instrumental de análise em diferentes exercícios financeiros consecutivos, normalmente de 3 a 5 períodos, quando há disponibilidade de informações. Isso permite verificar a presença de regularidade na situação apurada, autorizando, caso afirmativo, a projeção do resultado para um momento futuro.
O estudo da eficiência da gestão dos sócios, da mesma forma, é realizado com base no desempenho econômico-financeiro da empresa analisada. A apuração de uma baixa lucratividade, por exemplo, num ramo de atividade gozando de razoável normalidade – verificada pelo desempenho da concorrência - denota ineficiência gerencial. Por outro lado, uma elevada lucratividade da empresa de segmento econômico em situação desfavorável - como a Construção Civil em certos períodos recentes da realidade econômica - sugere versatilidade e criatividade dos administradores, revelando-se capazes de reverter um quadro conjuntural adverso.
Na análise de Balanço Patrimonial, as contas que compõem cada grupo deverão ser interpretadas e classificadas de acordo com os conceitos e critérios estabelecidos.
O ATIVO CIRCULANTE compreende as disponibilidades, os direitos de crédito sobre clientes, os estoques e outros valores, desde que realizáveis no