Analises de Balanço
Análise de demonstrativos financeiros
Como vimos na semana anterior, os demonstrativos financeiros compreendem todas as operações efetuadas por uma empresa, traduzidas em moeda e organizadas segundo as normas contábeis, em consequencia há um numero enorme de informações que podem ser extraidas delas. Todavia, é fundamental que essas informações sejam estruturadas e padronizadas, de forma que possam ser comparáveis ao longo do tempo e com outras empresas.
Técnicas de análise
Existem vários meios para avaliar o desempenho de uma empresa . Um deles consiste na análise de seus demonstrativos financeiros. Pode-se fazer isso de tres maneiras: 1.
estudar o conteúdo da demonstração do resultado do exercicio e do balanço patrimonial, compreendendo a distribuição das contas e sua evolução ao longo do tempo;
2. analisar os demonstrativos de fluxo de caixa;
3. examinar as relações entre o demonstrativo de resultado e o balanço patrimonial, realizando um análise de índices financeiros.
O propósito final de análise fianceira dos demonstrativos contáveis por meio desses três procedimentos é auxiliar os administradores a realizarem um planejamento consistente. Pelo estudo desses demonstrativos, os administradores podem localizar pontos fracos nas operações e adotar medidas corretivas apropriadas. É por meio da análise desses demonstrativos que os administradores estabelecem uma maneira mais eficaz de alocar fundos e recursos. Podem tambem controlar o rumo futuro das operações e ajudar a maximizar a sua riqueza.
Um importante uso dos demonstrativos financeiros é na determinação da eficiência da empresa no controle de seus custos e na geração de seus lucros.Isso pode ser feito pela comparação da demonstração do resultado da empresa com as demonstrações de resultado do setor ou com o da melhor empresa do setor (benchmarking).
As demonstrações de resultados podem ainda mostrar como os resultados da
empresa