Analises Clinicas
Trabalho de Parasitologia
Gláucia Batista
Márcia Maria
São Paulo
Teníase
Tópicos do Fichamento
1º Agente Etiológico: Taenia Solium e Taenia Saginata. A Taenia solium e a Taenia saginata são as mais conhecidas por parasitarem o intestino delgado do homem. Os seus hospedeiros intermediários são o porco, no caso da Taenia solium, o boi no caso da Taenia saginata, o homem é o hospedeiro definitivo. Estes parasitas causam a doença Teníase, o homem também pode se tornar hospedeiro intermediário, sendo acometido por uma doença mais grave, a Cisticercose, somente determinada pela Taenia solium.
2º Forma de Contagio da Teníase: Indiretamente, através da ingestão de alimentos como carne crua ou parcialmente cozida, verduras, água contaminada com os ovos cisticercos. Contagio da Cisticercose ingestão da taenia solium.
3º Ciclo do Parasita: O boi e o porco com a carne contaminada com cisticercos (ovos), então o homem ingeri a carne crua ou mal cozida e desenvolve teníase, as tênias no intestino do homem eliminam progloides gravidas cheias de ovos que ficam nas fezes e o homem defeca, e suas fezes estão cheias de ovos que novamente é ingerida pelo porco ou vaca.
4º Sintomas Principais: A Teníase pode ser assintomática, ou seja, não sentir nada, pode causar dor epigástrica (dói, come, passa), perda de peso, diarreia. Cisticercose pode causar danos no (SNC) Sistema Nervoso Central, como alterações comportamentais, convulsões, dor de cabeça, vômitos, sonolência, e alterações cardíacas.
5º Diagnostico Laboratorial: Exame de fezes para procurar progloides gravidas e Anal Swab que é um adesivo que se passa na região anal e cola os ovos no adesivo para fazer o exame.