Robótica
A automação possibilita grandes incrementos na produtividade do trabalho, possibilitando que as necessidades básicas da população possam ser atendidas. Além de aumentar a produção, os equipamentos automatizados possibilitam uma melhora na qualidade do produto, uniformizando a produção, eliminando perdas e refugos. Também permite a eliminação de tempos mortos, ou seja permite a existência de "operários" que trabalhem 24 horas por dia sem reclamarem, que leva a um grande crescimento na rentabilidade dos investimentos.
Sem contar as vantagens em outras áreas como a da saúde, onde os robôs permitem uma maior precisão nos movimentos do cirurgião. A última novidade da área é um robô construído para tirar sangue. Encontra-se ainda em testes, porém promete muitas vantagens uma vez que poderá reduzir o tempo de coleta e ser mais preciso na escolha da veia.
Fica evidente que a robótica é uma tecnologia que veio para ficar e é nosso dever acompanhar esse crescimento antes que o robôs passem a frente... Referencias:
J.Norberto Pires; Robótica: das Maquinas Gregas à
Moderna Robótica Industrial. Dep. Eng.Mec. Univ.
Coimbra;
Sánchez et al. Historia de la robótica: de Arquitas de
Tarento al robot Da Vinci (Parte I).Actas Urol Esp.
2007;31(2):69-76
Www.cienciahoje.com.br
Centro Universitário Geraldo di Biase
Curso de Biomedicina—6 º período
Divulgação científica sobre Robótica
Componente Curricular: Biotecnologia
Prof. Renato de Paulo
Alunas: Jéssica, Karina, Matuza, Mayara e Thaisa
R
obótica
Definição
História da Robótica
Robótica no Brasil
Aplicações
impactos Sociais
Benefícios
Definição
A palavra “robô” vem do vocabulário checo
“robota” que significa “trabalho” e foi utilizada pela primeira vez pelo dramaturgo Karel Capek.
O termo robótica refere-se ao estudo e à utilização de robôs, e foi pela primeira vez enunciado pelo cientista e escritor Isaac Asimov, em 1942.
A robótica nos dias de hoje encontra-se em