Analise
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROFESSOR: FERNANDO NATAL DE PRETTO
ALUNO: BRUNA NUNES DA SILVA DATA:
DATA: 20/11/2012
ESTUDO DE CASO – PÃOBÃO INDÚSTRIA DE PÃES LTDA
Analisando a situação da empresa PãoBão Indústria de Pães LTDA, optou-se pela utilização da ferramenta Pacto Global para avaliar ao desempenho da responsabilidade social da PãoBão. Desta forma, averiguou-se que a PãoBão não é uma empresa ética no que se diz respeito a responsabilidade social, segue abaixo algumas circunstâncias na qual pode-se comprovar tal fato:
1ª Situação: Em 2001 o diretor de produção, Alberto Tornado, deu ordem para produzir um lote de pães com farinha vencida, ocasionando intoxicação alimentar em algumas pessoas.
Conforme as diretrizes do Pacto Global, o episódio acima fere os direitos humanos, o primeiro princípio do Pacto Global orienta que as empresas devem apoiar a proteção de direitos humanos, internacionalmente proclamados.
2ª Situação: Alberto Tornado ofereceu propina aos fiscais da Vigilância Sanitária que verificaram as instalações da empresa e descobriram através de um funcionário sobre o caso da “farinha vencida”.
O fato acima não condiz com o décimo princípio do Pacto Global que anuncia que as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
3ª Situação: O funcionário que denunciou aos ficais da Vigilância Sanitária sobre o caso da “farinha vencida” foi demitido duas semanas após o ocorrido, sob o argumento de contenção de despesas, mesmo tendo 19 anos de casa e já tendo ganhado por dois anos o título de “funcionárioBão”. Novamente o caso acima arranha o décimo princípio do Pacto Global, lutar contra a corrupção, pois a empresa repudiou a atitude ética do funcionário, punindo-o com a demissão. 4ª Situação: A empresa PãoBão é conivente com vasta rede de sonegação de impostos e corrupção,