Analise
Para entender como funciona vamos voltar pouquinho no tempo uns 50 anos atrás. O investidor levava dinheiro em espécie para emprestar ao banco e o entregava ao gerente em troca de um certificado. Neste documento estavam especificados: o nome do banco data de vencimento, o valor original e qual seria a remuneração para empréstimo. Hoje o processo funciona da mesma forma, embora mais tecnológico. O investidor combina com o gerente o prazo e a remuneração, e com alguns cliques no terminal o gerente aplica o dinheiro da sua conta.
Existem basicamente três tipos de CDBs:
•Pré-fixados: é informado no momento da aplicação exatamente qual valor será resgatado no vencimento.
•Pós- Fixados: o valor investido e seus rendimentos serão corrigidos pelo percentual de alguns indicados, normalmente o CDI.
•Indixados a Inflação: um misto dos dois casos anteriores haverá uma remuneração pré-fixado acrescida da inflação acumulado no período.
Debêntures
É um titulo de divida, de médio e longo prazo que confere a seu detentor um direito de credito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias.
No Brasil, as debêntures constituem uma das formas mais antigas de recursos por meio de títulos. Todas as características desse investimento, como prazo, remuneração, etc, sçao definidos na escritura da emissão.
Vantagens:
•Você sabe quanto seu dinheiro vai rende após o prazo estabelecido
•Rendem mais do que as outras aplicações de renda fixa como CDB, Funda D I e Fundos Referenciados.
•Tem mais liquidez.
Títulos Públicos
É ativo de renda fixa, seu rendimento pode ser dimensionado no momento do investimento, ao contrario dos ativos de renda variável (como ações), seu retorno não pode ser estimado no instante da aplicação, este tipo de investimento é considerado mais conservador, de menor risco. O investidor escolhe entre os títulos ofertados aqueles cujas características sejam compatíveis como seu perfil e