Analise
Secretaria de Estado da Educação
Gerência de Educação
Escola de Educação Básica Teresa Ramos
Curso: Ensino Médio
Joaquim Manoel de Macedo
A Moreninha
Alexandre de Jesus Alves
Corupá, Agosto de 2012
Joaquim Manoel de Macedo
A Moreninha
Alexandre de Jesus Alves
Corupá, Agosto de 2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo conhecer a vida e a obra de Joaquim Manoel de Macedo, com foco em sua principal obra A Moreninha. Tentamos reunir os principais aspectos relacionados ao tema, para a melhor compreensão do assunto.
DESENVOLVIMENTO
1. Joaquim Manoel de Macedo
Joaquim nasceu em Itaboraí no ano de 1820. Formou-se medicina jamais exerceu a profissão. Foi professor, lesionou geografia e história no Colégio Pedro II, sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, patrono da cadeira 20. ͣ da Academia Brasileira de Letras, se dedicou ao jornalismo e a política, tendo exercido vários mandatos de deputado pelo Partido Liberal. Como escritor foi romancista, poeta, dramaturgo e historiógrafo. Sua carreira de escritor romancista estendeu-se por três décadas e possui grande popularidade, apesar disso morreu pobre e esquecido, no ano de 1882, na cidade de Rio de Janeiro.
2. Obra
Embora grande fosse a aceitação que teve entre os leitores de sua época, a obra de Manoel, foi, posteriormente, alvo de críticas por causa de sua conexão ao gosto popular, ao sentimentalismo, e principalmente por não ter evoluído tecnicamente, repetindo sempre os mesmos traçados que lhe garantiam o sucesso dos capítulos iniciais.
2.1 Características das obras
Sentimentalismo exagerado, uma linguagem mais inclinada ao gosto popular, comicidade, o namoro difícil ou impossível, a dúvida entre o dever e o desejo, surpresas ao longo da narrativa, além disso, suas obras sempre terminam com um final feliz.
Não só Macedo, mas as maiores partes dos escritores