Analise
2º Ano
- I Bimestre -
Aluno(a): __________________________________
Nº: _________
Turma: _________
Turno: Noturno
OS SERES VIVOS
A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA
O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Os biólogos já identificaram e nomearam cientificamente mais de 1,6 milhão de espécies de seres vivos, e acredita-se que ainda existam muitas espécies por descobrir.
Para estudar e compreender tamanha variedade, tornou-se necessário agrupar os organismos de acordo com suas características comuns, isto é, classificá-los. As primeiras classificações biológicas eram apenas catálogos de seres vivos. Hoje, porém, elas reúnem os organismos de acordo com suas semelhanças, o que acaba por revelar os diferentes graus de parentesco entre as espécies. O ramo da Biologia que se ocupa da classificação e da nomenclatura dos seres vivos é a Taxonomia (do grego taxon, categoria, grupo, e nomos, conhecimento).
Classificar é agrupar coisas de acordo com suas semelhanças e diferenças. Por exemplo, pode-se classificar selos, agrupando-os de acordo com diversos critérios: o país de origem, o ano de sua emissão ou o motivo de sua estampa (flores, animais, personagens históricos, etc.). Nos supermercados, os produtos são classificados e distribuídos de acordo com o tipo (latas, produtos de limpeza, bebidas, verduras, etc.).
Dentre os sistemas de classificação que surgiram a partir do Renascimento destacou-se o do naturalista sueco Carl Von Linée, ou Lineu (1707-1778), publicado no livro Systema Naturae, de 1735. Esse sistema de classificação serviu de base para o que utilizamos até hoje.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
A semelhança é o ponto de partida de todas as classificações, mas é necessário escolher características importantes, pois muitas semelhanças são apenas superficiais ou inadequadas à classificação. O local onde vivem os organismos, por exemplo, não pode ser usado