analise
O instituído
A instituição, segundo a nomenclatura que Baremblitt coloca, se divide em duas vertentes: Instituinte e instituído.
Para melhor entender conceituaremos primeiramente o Instituinte.
Entende-se a partir de Baremblitt o instituinte como forças, acontecimentos, movimentos que visam transformar, mudar a instituição ou até mesmo afim de fundar uma instituição. São momentos históricos em que se percebem e há um movimento em prol de uma instituição, ou como já disse de sua fundação.
O Instituído é nada mais que o resultado do instituinte, ou seja, é a partir desse processo de “formação” da instituição se dá o instituído, sendo este as leis, normas, pautas e os padrões que são instituídos. O instituído vem para a regulamentar a sociedade e organizar as relações sociais.
Este instituído tem como característica, e hoje é possível observar, uma estagnação, um congelamento que compromete a funcionalidade, a eficácia desse instituído, uma vez que a sociedade é altamente mutável, dinâmica, a vida social também se transforma, e um conjunto de reguladores social estático que não acompanha essas mudanças não seria efetivo. Justifica-se então que o instituído deve acompanhar as mudanças sociais. Nesse sentido Baremblitt chama a atenção para não entendermos o instituinte com bom e o instituído como ruim, uma vez que o instituinte tem um caráter revolucionário, transformador e o instituído tem essa tendência à estagnação. Na verdade o que se deve ter é uma visão dialética, trabalhar em conjunto, pois, o instituído existe como resultado do instituinte e este não teria sentido se não culminasse no instituído.