analise
- Pegada Ecológica
↳ Pegada Ecológica é um indicador que nos mostra o quanto de recursos naturais consumimos do planeta. É uma maneira de traduzir, em hectares, a extensão do território que uma pessoa ou sociedade utiliza para viver, ou seja, o impacto do consumo sobre os recursos naturais renováveis. Mede portanto, a quantidade de recursos ecológicos que uma população de determinada região consome. ◆ 1 hectar = 10000 m² ◆ Componentes da Pegada Ecológica
→ Carbono
→ Áreas de cultivo
→ Pastagens
→ Florestas
→ Áreas construídas
→ Estoques pesqueiros
- Biocapacidade
↳ A biocapacidade representa a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos naturais renováveis para o consumo humano e de absorver os resíduos gerados pelas atividades da população. As decisões cotidianas que são tomadas geram um impacto sobre a biocapacidade. Ela mede portanto, a quantidade de recursos ecológicos que uma determinada região produz.
- A situação mundial, do Brasil e da cidade de São Paulo em relação a estes indicadores (pegada ecológica e biocapacidade).
↳ Brasil → A Pegada Ecológica brasileira é de 2,9 hectares globais por habitante, de forma que o consumo médio de recursos ecológicos está bem próximo a Pegada Ecológica mundial.
↳ Cidade de São Paulo → A Pegada Ecológica da cidade de São Paulo é de 4,38 por pessoa, 49% maior que a brasileira e 25% maior que a do estado de São Paulo.
↳ Mundo → Atualmente, a Pegada Ecológica mundial é de 2,7 hectares por habitante, enquanto a biocapacidade disponível para cada um é de apenas 1,8. A humanidade portanto, consome um planeta e meio de recursos naturais, o que excede portanto, a capacidade regenerativa do planeta em 50%.
- Por que esses indicadores são importantes para pensarmos na relação da sociedade com a natureza?
↳ É a partir destes dois indicadores que podemos perceber o quanto de recursos ecológicos nossa sociedade está