O que é algoritmo e lógica de programação?
Algoritmo : é a sequencia lógica de passos ou instruções que levam a um resultado esperado para a solução de um problema. Lógica de Programação : é a seqüência de forma correta das instruções seguindo todos os passos para a solução de um problema computacional. Um algoritmo não é um programa, mas sim uma forma geral de descrever a solução encontrada para o problema em questão. Após a conclusão do algoritmo de forma lógica e correta, utilizamos uma linguagem de programação para escrever esse algoritmo de forma que possa ser interpretado pelo computador. De acordo com Knuth, um algoritmo deve atender estas características: Finitude ; Definição; Entrada; Saída; Eficácia.
“Porque a importância da construção de algoritmos na programação de sistemas?”
A construção do algoritmo faz com que as pessoas envolvidas no processo possam entender mais facilmente a solução encontrada para o problema e muitas vezes encontrarem também outra solução. O algoritmo não é linguagem de programação, trata-se apenas de uma parte da documentação do sistema, por esse motivo, independente da linguagem de programação a ser utilizada será utilizado o mesmo algoritmo para escrever o programa.
Na maioria dos casos o algoritmo é desenvolvido por um analista ou uma equipe e depois passado para um especialista em uma linguagem que irá escrever e compilar este programa.
“Qual o impacto de não fazer o algoritmo antes da programação?”.
Quando não fazemos uso de algoritmos o grande impacto está na necessidade de ter que escrever o código “a unha”, tentando usar a lógica correta na hora, sem ter uma base do que fazer. Muitas vezes o programador não vivenciou o problema e através do algoritmo ele saberá exatamente o que fazer. São nesses casos que erroneamente se faz o uso do acerto e erro.
Principais características que foram abordadas nas duas disciplinas norteadoras: Construção de Algoritmos e Programação Estruturada I