analise
Atividade 1 - Tecnologia de Alimentos: profissão do futuro?
A revolução nos hábitos alimentares
A Tecnologia em Alimentos pode ser considerada uma ciência que tem como objetivo o estudo nas áreas de fabricação, armazenamento, distribuição, transporte e comercialização de produtos alimentícios.
Assim, novas tecnologias nos processos alimentícios têm exigido que as indústrias e os diversos segmentos da alimentação aumentem sua produtividade e elaborem novos produtos em menor tempo. Para dar conta dessa demanda, temos o tecnólogo em alimentos que transforma uma matéria prima em um alimento industrializado, acompanhando seu beneficiamento, industrialização e conservação.
O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do mundo, o que abre oportunidades para bacharéis e tecnólogos. E o país tem ainda muitas possibilidades para aumentar a produção. Grandes empresas alimentícias, necessitam desse profissional para atuar, principalmente, no desenvolvimento de produto e no controle de qualidade.
É preciso lembrar que o profissional da área de alimentos não trabalha apenas com a alimentação humana, mas também com pet food segmento em franco crescimento no Brasil. O bacharel é requisitado para atuar com a regulação do setor, na criação e fiscalização de normas para garantir a qualidade dos alimentos. O tecnólogo é mais procurado para trabalhar com análise de alimentos, planejamento, execução e coordenação de processos produtivos.
Além disso, é papel do profissional garantir o funcionamento correto de máquinas e equipamentos que são usados nos processos alimentícios, coordenando também as linhas de produções e comportamento dos