Analise
Ao analisar a primeira propaganda da Coca Cola no Brasil, pode-se dizer que seu tema é uma reunião entre amigas. Em tempos de Guerra, a peça publicitária sugere que a partir do consumo do produto demonstrado, é possível que as relações possam ser amigáveis e prazerosas.
A propaganda apresenta uma manipulação consciente por parte do emissor, pois em uma época de guerras, sugere-se que as reuniões entre as pessoas sejam pacíficas e agradáveis. E a Coca-Cola pode proporcionar momentos assim. Além disso, há um mapa de toda a América e a legenda “Unidos hoje, unidos sempre”, mostrando a insatisfação por parte do emissor com relação a qualquer tipo de guerra.
Dessa forma, as figuras: três mulheres, presentes na peça publicitária podem ser consideradas eufóricas, ou seja, positivas com relação ao contexto e ao próprio discurso da propaganda. Principalmente por remeterem a aspectos bons e felizes em um tempo onde a tristeza e a insatisfação predominam.
Os papéis da propaganda buscam gerar identificação com o receptor das mensagens, sendo sua função principal, mostrar ao receptor a imagem que irá passar, tendo de se preocupar com os conteúdos da peça publicitária (explicando o motivo do consumidor), a criação (como falar), o público –alvo (para quem falar) e assim, tornar a marca conhecida e confiável.
No anúncio impresso da Coca-Cola, a identificação é gerada ao relacionar a marca com o público-alvo, que no caso, identifica-se com jovens amigas, em um encontro social.
A peça publicitária também tem a função de apresentar vantagens e benefícios do produto, indicando que a bebida Coca-Cola é gelada, trazendo assim, uma sensação agradável de bem estar. Fica evidente no anúncio que o produto deixa qualquer confraternização mais harmoniosa, beneficiando quem consome a marca.
Há dentro do anúncio a valorização de quem consome a marca, ao mostrar as três jovens, em uma lanchonete, consumindo o produto, identificando assim com o