analise
Linguagem X Língua
Linguagem – capacidade humana de estabelecer comunicação, seja por gestos, sons, palavras, sinais símbolos, etc. Serve para representar conceitos, ideias, sentimentos significados e pensamentos.
Língua – conjunto de palavras e expressões usadas por uma comunidade, munido de regras próprias organizadas em um sistema (a gramática de uma língua). Também chamada de código.
“A língua é um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos”
Por que “faculdade da linguagem?”
Saussure afirma que no conjunto ao qual corresponde a linguagem podemos localizar a língua. No CLG (p.19), ele postula que duas pessoas estão conversando e que no cérebro de cada uma delas há um conjunto de signos linguísticos armazenados.
Assim, temos um processo psíquico, seguido de um processo fisiológico: “[...] o cérebro transmite aos órgãos da fonação um impulso correlativo da imagem; depois, as ondas sonoras se propagam da boca de A até o ouvido de B: processo puramente físico. Em seguida o processo se prolonga em B numa ordem inversa: do ouvido ao cérebro, transmissão fisiológica da imagem acústica [...]”.
Por apresentar esse aspecto social mencionado, a língua só existe na massa. Esse aspecto social, ao lado da homogeneidade, é o responsável pela manutenção do sistema da língua.
Fala X Escrita
Fala
A fala é anterior à escrita. Todo ser humano normal tem a capacidade de falar. Já a escrita é adquirida de forma “artificial”, não sendo de acesso a todos (alguns povos são ágrafos).
Quando falamos, qualquer problema na interpretação pode ser imediatamente retomado e solucionado; além do que, durante uma conversa há outros componentes que formam um ambiente propício para a compreensão da mensagem, como os gestos, expressões faciais, tons de voz que completam, modificam e completam o que dizemos.
Ex. o bebê entende primeiro