Acidentes na Indústria do Petróleo - Efeitos para o Meio Ambiente
Introdução - Junior
A grande procura por petróleo aumenta a exploração e produção no Brasil e no mundo, enquanto a maioria está preocupada com lucros, é preciso considerar os impactos causados ao meio ambiente que afetam aos seres humanos, aos animais e ao ecossistema como um todo. Podendo assim comprometer a saúde e a sustentabilidade de um determinado local.
Os acidentes relacionados à indústria do petróleo vêm acontecendo desde sua descoberta, mesmo realizando estudos para redução dos impactos.
(LUEZIA) Acidentes na Indústria do Petróleo – Efeitos Para o Meio Ambiente
Considerado um produto de imensa importância atualmente, o petróleo, ou “óleo de pedra”, é utilizado a mais de seis mil anos.
Com fins de curar feridas de pele, iluminação, mumificação e guerra, assim era utilizada a massa espessa que aparecia na superfície da terra. Em 1850, na Escócia, James Young criou processos de refinamento, após descobrir que é possível extrair petróleo de carvão e xisto betuminoso (minério, energia não renovável, impregnado com 5 a 10% de material oleoso semelhante a petróleo). Em 1859, data considerada o nascimento da indústria moderna petrolífera, foi perfurado o primeiro poço para procurar petróleo na Pensilvânia(EUA), mostrando se produtor. Somente após a invenção do automóvel o mesmo passa a ser considerado realmente indispensável.
O aumento da procura por petróleo causou o aumento de pesquisas e explorações. Conforme os anos se passaram essa procura foi crescendo, novos métodos de exploração foram criados, pessoas mais especializadas foram surgindo e o mercado do petróleo foi crescendo. E com isso surgiram os imprevistos, ou seja, acidente.
Alguns fatores contribuem para que ocorram acidentes na indústria do petróleo e gás. As maiores causas de acidentes são por desconhecimento e despreparo dos humanos, é preciso formar uma cultura de risco, de modo que toda força de trabalho se