seguranca
ACIDENTES
PETRÓLEO
EM
nov/2010
PLATAFORMAS
DE
TERTULINO, Jamille da Silva1
Resumo: No mundo de hoje não há como negar a dependência dos seres humanos a milhares de produtos químicos utilizados na agricultura, na indústria, na medicina, nos lares, enfim, onde houver a presença do homem, sempre ao seu redor estará algum produto derivado do petróleo. Ao lado dos inúmeros benefícios trazidos por esses produtos temos o crescente problema da poluição, que compromete a qualidade do ar, da água e dos alimentos, trazendo constante desequilíbrio em nosso eco sistema. Ao lado desses riscos químicos existem outros riscos, quando da transformação das matérias primas, dentro das fábricas, durante o processamento, que, por uma causa qualquer, como um descontrole operacional, vazamentos, falha mecânica, etc., venham provocar perdas substanciais como problemas toxicológicos nos indivíduos, incêndios, explosões, poluição, ou qualquer outra emergência, significando perdas de equipamentos e vidas humanas, muitas das vezes, em forma de tragédias. Mas, nesse trabalho, não iremos nos deter aos aspectos toxicológicos.
Iremos abordar de maneira genérica os aspectos de segurança na plataforma de petróleo. PALAVRAS-CHAVE: Plataforma, Petróleo, Segurança, Falhas, Acidentes.
1. INTRODUÇÃO
Um dos maiores perigos existentes numa indústria de petróleo e gases, além dos riscos químicos, toxicológicos, etc.: existem os riscos de explosões, incêndios, detonações, vazamentos, etc.: que, muitas das vezes, se transformam em verdadeiras catástrofes, ceifando vidas, trazendo desastres ecológicos, com conseqüências desastrosas para a fauna e flora, e, são manchetes no mundo inteiro, com conseqüências também danosas para as organizações, os países, etc.: E tudo isso, tem começo sempre, entre outra, por duas causas basicamente: Erro humano ou falha de equipamento.
O modelo sistêmico de acidente