Analise
Poderíamos dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário.
Quando fui contratada para trabalhar no comércio, não tinha ideia de como lidar com os diferentes tipos de cliente, minha função era de caixa no chamado PDV,onde o equipamento detinha de inúmeros botões, que pra mim não fazia sentindo naquele momento, e como seria utilizados, porém com os passar do dias fui desenvolvendo o conhecimento adquirido com a empresa, às habilidades alcançada no dia a dia e as atitudes que o momento mim proporcionava em tê-las. Depois de algum tempo, tudo isso lhe foi se tornando natural em realizar.
A competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
A principal característica da gestão baseada em competências é que ela permite à empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.
Assim acontece na empresa onde trabalho, a pessoa do caixa têm oportunidade de se