A Gestão Social na Virada do Século: entre a política pública e a estratégia de mercado. São Paulo: Cortez, 2004.p.31-53. (fichamento)
Introdução a seguridade social
TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DA NOTA
FICHAMENTO LITERAL
Professora: Aline Medeiros
Alunos: Amanda Teixeira Jucyana Matias Julcileia Coutinho
Nathalia Rodrigues
Priscila Evangelista
Transcrição Literal do Texto
SILVA, Ademir Alves da. A Gestão Social na Virada do Século: entre a política pública e a estratégia de mercado. São Paulo: Cortez, 2004.p.31-53.
“(...) a expressão gestão social ganhou relevância, no entanto, precisamente no contexto da reforma do Estado, sob a égide do pensamento neoliberal, o que equivale dizer do deslocamento da gestão social da esfera público-estatal para a esfera privada, seja pela redução da ação do Estado, pela gestão compartilhada na forma de parcerias, pela transferência de responsabilidades ou — no caso de empresas — pela privatização tout court, como ocorreu na década de 1990.” (p.06).
“Compartilhando destas duas últimas vertentes, entendo a gestão social como um conjunto de estratégias voltadas à reprodução da vida social no âmbito privilegiado dos serviços — embora não se limite a eles — na esfera do consumo social, não se submetendo à lógica mercantil.” (p. 06).
O objeto central da pesquisa é a seguridade social. (...) refere-se à proteção social ao cidadão em face do risco, da desvantagem, da dificuldade, da vulnerabilidade, da limitação temporária ou permanente e de determinados acontecimentos previsíveis ou fortuitos nas várias fases da vida. “Uma responsabilidade do conjunto da sociedade, na esfera do interesse público.” (p. 6-7).
“Sob tal perspectiva, não é possível pensar as políticas sociais — o âmbito da reprodução — sem que sejamos remetidos, inelutavelmente, à esfera das relações de produção e das políticas econômicas. Sem dúvida, o anseio por bem-estar social põe em questão a esfera econômica.” (p.7).
“(...) a gestão social