analise
Neste trabalho, realizaram-se alguns testes a fim de identificar um composto orgânico com base em testes de solubilidade em solventes orgânicos fazendo-se uso do teste de solubilidade em solventes de diferentes graus de polaridade, teste do Ph e pontos de fusão. Concluiu-se com base nos espectros de RMN 1H e 13C que o composto em questão era o ácido 2-hidroxibenzóico.
2. INTRODUÇÃO
A identificação de compostos orgânicos desconhecidos é de grande importância para a química e existem diversos testes que tirando partido das diferentes propriedades de cada tipo de composto possibilitam tal. Alguns destes testes consistem em: teste de solubilidade, teste de ignição, teste de Baeyer, reação com 2,4-dinitrofenilhidrazina, teste do iodofórmio, teste de FeCl3 para fenóis, teste do nitrato de cério, teste de Lucas e adição de bromo às duplas ligações. O teste de solubilidade em água é bastante simples e consiste apenas em verificar se certa solução de composto se dissolve completamente em água, ou se forma uma fase.
No teste de ignição, coloca-se o composto em contacto com uma chama, levando-o à ignição e avaliando o aspecto da chama resultante (se é limpa ou muito fumegante). O teste de Baeyer é utilizado para avaliar a presença de insaturação, como as ligações duplas. Utiliza-se como reagente uma solução alcalina de permanganato de potássio (KMnO4), que é um oxidante forte. Ao reagir com ligações duplas ou triplas, leva o composto a ficar com uma coloração castanha.
A reação com 2,4-dinitrofenilhidrazina (teste de Brady) pode ser utilizada para detectar a função carbonil de um grupo cetona ou aldeído. A reação positiva é caracterizada pela formação de um precipitado amarelo ou vermelho.
No teste do iodofórmio, reação de halofórmio, é uma reação onde se forma um halofórmio pela halogenação exaustiva de uma cetona metílica na presença de uma base.
Alcoóis secundários oxidáveis em cetonas metílicas, como o isopropanol, também reagem. Utilizando