Analise
A rentabilidade é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra ao empreendedor a velocidade de retorno do capital investido. Esse resultado é obtido sob a forma de valor percentual por unidade de tempo, e mostra a taxa de retorno do capital investido em um determinado período, por exemplo, mês ou ano. Para calcular a rentabilidade, em uma empresa nova ou em um investimento que vamos realizar, é preciso utilizar o valor do capital aplicado. Já quando se trata de uma empresa em atividade, podemos utilizar o valor do patrimônio total da empresa. A fórmula para o cálculo da rentabilidade é a seguinte: Rentabilidade = . Lucro Líquido . x 100 Investimento Total Utilizando os dados da Estrutura Gerencial de Resultados e supondo que o valor do capital aplicado seja de R$ 45.000,00 temos:
Rentabilidade = 20880 x 100 = 46,4% ao ano 45000 Neste caso, 46,4% de tudo o que o empresário investiu no negócio retorna anualmente sob a forma de lucro.
Fonte: Análise e Planejamento Financeiro – Manual do Participante.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa – Sebrae.
Brasília, 2011.
CÁLCULO E ANÁLISE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Jonatan de Sousa Zanluca
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:
Liquidez corrente
Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos,