Analise
Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB
Alícia Bonamino; Creso Franco
POLÍTICAS EDUCACIONAIS – AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO – SISTEMA DE EDUCAÇÃO – SAEB
Desde 1988 vêm sendo tomadas iniciativas voltadas à implantação e desenvolvimento do Sistema Nacional de Avaliação da Escola Básica – SAEB –, Já foram conduzidos quatro ciclos de avaliação e o próximo ciclo está programado para o segundo semestre de 1999. Este trabalho focaliza o SAEB, mais precisamente seu processo de institucionalização, as influências dos diversos atores envolvidos no processo, as conclusões inicialmente extraídas pelo MEC a partir dos diversos ciclos e o significado para a educação brasileira da existência de um sistema de avaliação como o SAEB.
Primeiramente, discutimos a influência das pesquisas internacionais de levantamento sobre a educação e sobre a pesquisa educacional brasileira. Em seguida, com base na documentação pertinente, analisamos o desenvolvimento do SAEB em seus diversos ciclos. A parte final do trabalho é dedicada a nossas interpretações sobre o significado do SAEB na política educacional em curso.
AS PESQUISAS DE LEVANTAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA
O Relatório Coleman (Coleman, 1966) foi, provavelmente, uma das mais influentes pesquisas de levantamento na área de educação. Para estudar em que medida as diferenças de raça, cor, religião, origem geográfica e origem social afetariam as oportunidades de educação, o governo americano realizou uma pesquisa a partir de uma amostra de 645 mil alunos, distribuídos por cinco níveis de estudos diferentes, e coletou dados sobre as características das escolas freqüentadas, do corpo docente, dos alunos e suas famílias. Através da aplicação de cinco grupos de testes, que objetivavam medir competências verbais e não verbais, procurou-se conhecer a variabilidade entre as escolas, de modo a subsidiar a implementação de políticas