Analise o cotidiano da sociedade mineradora. Quem vivia nas Minas? Como eram as roupas? A vida das mulheres e homens livres e dos escravos?
As vestimentas dos indivíduos era regulamentada pelas Ordenações Filipinas (uma legislação que vigorava em Portugal e suas colônias), fazendo com que, por exemplo, um escravo não pudesse ser visto montado num cavalo, privilégio de um homem livre de certa dignidade. A maioria da população, que era composta por escravos e por pessoas pobres, usava roupas simples e principalmente os escravos andavam descalços e geralmente não faziam uso de camisas, e as escravas usavam vestidos simples. Já os empregados pelo senhor minerador andavam calçados, usavam chapéus e possuíam camisas e a roupa não era tão simples, diferenciando da família rica, em que o pai fazia uso de bengala, roupas mais finas e andavam calçados por botas ou sapatos, com suas filhas andando com adornos nos cabelos, com vestidos de boa qualidade, geralmente seguindo os padrões europeus e usando sapatilhas.
A camada socialmente dominante era mais heterogênea, representada pelos grandes proprietários de escravos, grandes comerciantes e burocratas, entretanto a camada média era bem diversificada e era composta por artesãos, profissionais liberais (advogados, médicos),padres,