Turn Over
Atualmente a retenção de talentos vem sendo um fator importante em varias empresas de todos os ramos de atividades é uma estratégia que as empresas utilizam para diminuir o índice de rotatividade.
O presente trabalho relata maneiras para desenvolver a retenção de talentos nas organizações, como também demonstra os agravantes que um alto índice de rotatividade.
Pretende-se diagnosticar a importância, apontar o problema e indicar a retenção de talentos como uma possível proposta de solução.
1.1. Delimitação do Tema
A retenção de talentos é uma maneira estratégica que a empresa adota a fim de consolidar uma fidelidade para com os colaboradores. Utilizando de politicas e práticas a serem desenvolvidas por programas específicos para cada tipo de organização, as empresas podem optar por disponibilizar meios atrativos aos seus colaboradores visando o incentivo, crescimento profissional e pessoal no intuito de cada vez mais motivar de maneira inteligente e construtiva todos os seus colaboradores. Um profissional retido e motivado na organização com suas capacidades distintas agregam um valor para a organização e para o próprio funcionário, consolidando assim uma soma de valores em ambas as partes.
1.2. Formulação do Problema (Problematização)
A retenção de talentos ocorre dentro das organizações, por causa de um alto índice de turnover. Quando falamos em gestão de pessoas, o turnover quase sempre lidera a lista de preocupações, pois na maioria das vezes indica que algo não está correto naquela organização e essa alta rotatividade de funcionários acaba gerando um custo elevado devido aos treinamentos que são aplicados para os colaboradores, os procedimentos admissionais, tempo gasto com processos seletivos, entre outros.
1.3. Hipótese
Inicialmente existem alguns fatores a serem utilizados como manobra de diminuir o alto índice de turnover dentro das organizações, alguns destes fatores são: recrutamento assertivo, onde o processo