Analise e interpretação
Coordenação de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Disciplina: Filosofia / Prof. Márcio Diniz
Análise e interpretação de textos
Um texto, de modo bem amplo, pode ser entendido como a manifestação linguística das ideias de um autor, as quais deverão ser interpretadas pelo leitor de acordo com seus conhecimentos linguísticos e culturais. Dentre os vários exemplos de textos, podemos citar um poema, um romance literário, um conto, uma notícia de jornal, uma propaganda, um livro didático, uma carta, uma receita, uma música, etc.
Se um texto apresenta as ideias do seu autor, é evidente que, para conhecer corretamente essas ideias, temos que saber ler de modo adequado o texto específico. Por sua vez, a leitura adequada de qualquer texto exige que o leitor detenha o domínio das técnicas de análise e interpretação. Posto isso, vamos conhecer os conceitos de análise e interpretação.
1) Analisar um texto: este processo consiste em identificar os elementos que compõem o texto e verificar a relação entre esses elementos.
2) Interpretar um texto: este segundo processo consiste em construir um significado (ou dar um sentido) para o texto, sempre devendo-se levar em conta os elementos do próprio texto.
* Conclusão importante: A análise e a interpretação de um texto são dois processos inseparáveis e que se complementam mutuamente, de modo que só podemos fazer uma dessas coisas, se fizermos a outra simultaneamente.
Como se faz a “análise interpretativa” de uma música?
Como foi dito acima, a música é um tipo de texto. O que significa que em toda música podem ser identificadas algumas ideias, evidentemente se o leitor conseguir analisá-la e interpretá-la de modo correto. Como já sabemos os conceitos de análise e interpretação, então, podemos dizer que analisar e interpretar uma música consiste em: identificar os elementos que compõem a música (o título, os versos, o ritmo, a melodia, etc.);