Análise e Interpretação de texto
Análise e Interpretação de Texto
Bruno Cristiano de Paula Xavier 708545 Bruno Freire Yamauthe 708565 Everton Falandes 708546 Joyce Villalva Rodrigues 708329 Karoline de Souza Santos 708476 Lucas Henrique de Paula Oliveira 708401 Trabalho acadêmico apresentado a Profª Drª. Rosineide de Melo como avaliação da Disciplina Português Instrumental do Curso de Administração, série 1ºC, turma 1°CA da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas do Centro Universitário Fundação Santo André.
Santo André
2012
Sumário
Introdução
O objetivo do trabalho é mostrar através de análise e interpretação de texto como uma mesma notícia pode ter significados diferentes, dependendo do jornal ao qual foi noticiada. Comparando as duas noticias iguais em jornais diferentes notamos que há por trás dos textos subjetividade, e julgamento pessoal do colunista/jornalista ao selecionar os fatos, dando ênfase a alguns detalhes e subtraindo outros para que, de certo modo o leitor sinta-se atraído pela notícia.
I Referencial Teórico
1.1 Informações Implícitas
Informação implícita é aquela que não é informada diretamente, mas você é capaz de deduzi-la com as informações fornecidas, já as informações explícitas, são aquelas mostradas ou citadas diretamente. Segundo Fiorin:
Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não estar dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas. Para realizar uma leitura eficiente, o leitor deve captar tanto os dados explícitos quanto os implícitos. (FIORIN, 2000, p.241)
1.1.1 Pressuposto
Pressupostos são:
“Aquelas ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase.”