analise volumetrica campo de petroleo
Alunos : Carlos Eduardo Prado de Souza
Cassiano
Jorge
Vinícius de Almeida Barreto
Professor:
Luiz Carlos Rolim Lopes
Departamento de Engenharia Mecânica-VEM
1
Introdução
– A avaliação volumétrica envolve quantificar óleo e gás existentes em um reservatório. A estimativa varia ao longo de todo o tempo de vida do campo, e para as estimativas existem dois métodos importantes para estimar o volume ali presente: por determinação e por probabilidade.
2
Métodos determinísticos
– Estimativas volumétricas são necessárias em todos os estágios do ciclo de vida do campo, sendo muita das vezes solicitadas uma inicial. Se esta for apressada ou não satisfatória pode ser usada uma estimativa superficial usando a média.
3
4
5
6
Método área profundidade
– De acordo com o mapa de parte superior do reservatório, mede-se a área compreendida em um intervalo de profundidade selecionado. Para isso, usa-se um planímetro, instrumento manual que mede áreas de uma figura plana.
7
Mapa de parte superior do reservatório
8
• O cursor do planímetro é guiado contornando a profundidade a ser medida, e a área contida dentro desse contorno pode ser lida. Então, para cada profundidade haverá uma área, com isso monta-se o gráfico a cima. Portanto, á medida que a profundidade aumenta a área também aumenta. • Com os pontos médios, resultará numa curva, caso se tenha a espessura bruta(H), pode-se estabelecer uma segunda curva que representa a esquematização área-profundidade para a base do reservatório.
9
Método área espessura
• Neste método não se considera a espessura H constante. • Assim cria-se um gráfico de NOS para avaliar o volume de hidrocarbonetos. Que consiste na união do mapa de estrutura com o mapa de areia produtiva.
10
Mapeamento de areia produtiva de petróleo e método área-espessura
11
• Expressando incerteza
– A faixa de incerteza é o que se pode chamar de