apresenta o amanda
Escoamento Multifásico
Mukherjee & Brill
Paulo Cesar
Introdução geral
A presença de escoamento multifásico em tubulações é bastante frequente em diferentes atividades industriais, como a indústria química, de geração de vapor para conversão em energia elétrica, de petróleo, entre outras.
Na indústria do petróleo a ocorrência de escoamento multifásico é comum em todo o percurso dos fluidos, produção e transporte.
Introdução geral
Escoamento multifásico pode ser definido como o escoamento simultâneo composto duas ou mais fases com propriedades diferentes e imiscíveis em uma tubulação. Nesse tipo de escoamento não se faz distinção rigorosa do conceito de fase e componente, mas sim do número de interfaces presentes no escoamento.
Por exemplo, escoamento bifásico significa a presença de uma interface, e pode ser do tipo líquido-líquido imiscíveis (óleo e água) ou líquido-gás (óleo e gás). No caso de escoamento óleo-águá-gás temos a presença de duas interfaces, líquidolíquido-gás (água, óleo e gás), apesar, da mistura ser considerada bifásica.
Introdução geral
Na indústria do petróleo esse tipo de escoamento ocorre devido a redução de pressão e temperatura, fazendo com que o gás antes dissolvido no óleo seja liberado e venha a ser produzido junto com óleo e água proveniente da formação.
O correto entendimento de como a mistura multifásica se comporta durante a produção de poços de petróleo é de fundamental importância para as questões relacionadas com o retorno econômico do campo como, por exemplo, determinação da queda de pressão, fração de líquido, medição das vazões volumétricas dos fluidos dimensionamento de sistemas de produção e processamento e gerenciamento da produção.
Introdução geral
O comportamento apresentado pelas fases durante o escoamento multifásico é muito mais complexo do que o escoamento monofásico.
A determinação dos padrões de escoamento consiste no problema central no estudo escoamento