analise vertical e horizontal
Publicado em 09/07/2014
Por : Flavia Diniz
Conforme o Comitê de Pronunciamentos Contábeis o objetivo das demonstrações contábeis “é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica”.
Análise Horizontal e Vertical de Balanços
Proporcionando, portanto, elementos que possibilitem aos empresários e administradores o planejamento e o controle do patrimônio da empresa e das atividades sociais.
A análise das demonstrações contábeis, amplamente aceita no meio acadêmico e empresarial, é dividida em duas categorias distintas:
Situação econômica: Quando o objetivo é a apuração e apreciação do resultado das operações sociais, da remuneração dos investidores e do reinvestimento desses resultados;
Situação financeira: Quando a atenção estiver voltada para o problema de solvência dos compromissos, ou seja, a capacidade de pagamento da empresa.
Através da analise da situação econômica e financeira, possibilitará aos administradores, empresários, investidores e credores avaliarem o acerto da gestão econômico-financeira, a necessidade de correção nessa gestão, o retorno e segurança dos investimentos, a garantia dos capitais emprestados e o retorno nos prazos estabelecidos. Análise Vertical e Horizontal Análise Vertical de Balanço
Procura-se obter o percentual de cada verba ou de cada grupo de verbas, em relação ao valor global do demonstrativo, ou, ainda, de cada verba em relação ao total do seu respectivo grupo. Trata-se de discernir o ritmo de crescimento dos vários itens. A análise horizontal também é conhecida como análise de tendência ou análise de evolução.
Cálculo
1. Em relação ao total do Ativo ou do Passivo: Conta (ou grupo de contas) x 100 / Ativo (ou Passivo)
2. Em relação ao total do grupo ou