analise vertical e horizontal
VERTICAL E HORIZONTAL
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Não seria suficiente ter uma boa visão das demonstrações financeiras sem, pelo menos, ter uma rápida ideia de análise destas demonstrações.
Um tipo de análise pode ser nomeado como análise vertical e horizontal, que propiciam a comparação da conta dos itens do ativo em relação a outras empresas, basicamente as concorrentes (empresas do mesmo ramo de atividade) e, de maneira idêntica, podemos também comparar as contas do demonstrativo do resultado do exercício.
Através destas análises saberemos, então, se os nossos investimentos são maiores que os dos nossos concorrentes, se nosso custo é mais elevado que o das outras empresas do mesmo ramo, obtendo um indicador relevante para melhor administrar o nosso custo.
Pode-se saber também se o nosso cliente (distribuidor), antes mesmo de adquirir o produto, tem condições de pagar ou não pelo mesmo. Assim, podemos liberar ou não “crédito” para que ele venha a comprar na empresa, simplesmente através dos dados do balanço patrimonial e do demonstrativo do resultado do exercício que podemos solicitar dele.
Conclusões podem ser tiradas ao interpretar os principais índices de liquidez, endividamento e rentabilidade, tudo através da analise vertical e horizontal.
BALANÇO PATRIMONIAL
Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira, contábil, responsável por evidenciar qualitativa e quantitativamente a situação econômica de uma empresa, em um determinado período de tempo.
O balanço é divido nos seguintes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, podendo apresentar subgrupos, como demonstrado na figura abaixo:
(Figura1. “Balanço patrimonial”. Conhecendoontabilidade065.com)
ATIVO
É o item do balanço que representa todos os bens e direitos capazes de gerar benefícios econômicos de curto prazo de uma empresa. Ele é