Analise um conto
1 - ENREDO: é a ação, a história, o desenrolar dos acontecimentos. Enredo linear: início, meio e fim. Organicamente estruturado. Enredo antilinear: sem organicidade.
2 - PERSONAGENS: é quem vive, quem participa do enredo. Aqui se entende personagem não só como pessoas, seres humanos. Um animal pode ser personagem, a morte pode ser personagem, uma cidade decadente ou uma caneta caindo podem ser personagens, desde que estejam num espaço e praticando uma ação, ainda que involuntária. O personagem pode figurar de diversas formas:
Protagonista: o personagem central:
Antagonista: opõe-se ao protagonista, criando o clima de tensão da narrativa;
Secundário: completa as ações dos protagonistas e dos antagonistas;
Narrador: quem conta a história ou dela participa como personagem-narrador;
Tipo: o personagem representa um grupo social, ele é a somatória de características de várias pessoas;
Caricatura: personagem que concretiza um defeito ou uma qualidade humana;
Planos: são estáticos e inalteráveis ao longo do relato. Estão sempre iguais, não surpreendem o leitor, não são focalizados em sua intimidade psicológica, mas em suas ações exteriores;
Esférico: são dotados de vida interior. São dinâmicos, bem construídos, podem surpreender o leitor por suas atitudes (porque têm vivência psicológica).
3 – FOCO NARRATIVO: Este recurso literário depende de o narrador viver os acontecimentos, isto é, participar dos fatos ou de ele ser quem conta as ações. Em decorrência da atuação do narrador, o ponto de vista pode ser: 1ª Pessoa - Quando o narrador é personagem e vive as ações, podendo ser o protagonista, o antagonista ou de ter participação secundária nos fatos.
3ª Pessoa - Quando o narrador não faz parte da história, pois é um observador que narra os fatos ao leitor. Narrador em 3ª pessoa pode ser ainda: :Observador: quando