HISTORIA
ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo deverá ser produzido em conformidade com a as regras para construção de um artigo científico, baseado na NBR 6022:2003.
Podemos dividir os artigos em três gêneros: artigos de revisão bibliográfica, artigos originais e artigos de divulgação. Para a disciplina História e Hermenêutica da Educação você irá produzir um artigo de revisão bibliográfica, elaborado a partir da análise de referenciais teóricos que discutem o tema em estudo (ver sugestões de referenciais teóricos nos slides das aulas 1 e 2). Portanto, a principal função desse artigo é, partindo-se da síntese e da estruturação conceitual, ampliar o entendimento sobre o tema, ou mesmo para ampliar a familiaridade do aluno com o conhecimento científico.
Para produzir este artigo científico de revisão bibliográfica você irá escolher um período histórico dentre aqueles que estudamos e um filósofo/pedagogo desse período, apresentá-los e discutir (pela perspectiva hermenêutica) as principais contribuições – do período e do filósofo/pedagogo – para o contexto educacional atual.
ESTRUTURA DO ARTIGO
1 Elementos pré-Textuais:
O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto;
A autoria: nome completo do autor na forma direta, acompanhado de um breve currículo que o qualifique na área do artigo;
O currículo: incluindo endereço (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodapé;
Resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter citações e deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
Palavras-chave: devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão, palavras-chave separadas entre si por