A imigração para o Brasil no século XXI
Novos Irmãos
A atual situação econômica do Brasil tem atraído, repentinamente, grande massa de imigrantes, os quais deixam seus países de origem por motivos diversos: catástrofes naturais, guerras ou crises econômicas. Com isso, tal chegada pode ajudar esse país a desenvolver-se tanto economicamente quanto culturalmente, afinal, muitos deles têm capacitação profissional e, é claro, traços culturais de seus países.
Ainda em desenvolvimento, este país necessita de cidadãos qualificados para contribuir com o crescimento econômico, e a imigração, em direção ao Brasil, pode ajudá-lo nessa importante fase. Muitos imigrantes são qualificados com cursos superiores, tais como engenharia e administração. Com isso, empregá-los em diversas empresas será um bom passo.
Além do mais, a cultura brasileira também será beneficiada. O fato de os imigrantes implementarem o atual quadro cultural brasileiro influenciaria na miscigenação destes. Com isso, as terras tupiniquins seriam enriquecidas.
Apesar de a imigração ter aspectos positivos, ela deve ser controlada. A entrada desenfreada de imigrantes, no Brasil, prejudicaria no desenvolvimento do país. Isso ocorre devido à superlotação de imigrantes, e muitos deles acabam vivendo nas ruas, assim como ocorreu em 2010, quando diversos haitianos “invadiram” o estado do Acre. Outro ponto a questionar é o fato deles tornarem o mercado de trabalho mais concorrido, prejudicando os brasileiros e gerando xenofobia.
Portanto, para que a imigração ajude o Brasil a desenvolver-se, faz necessário o controle na entrada dos imigrantes. Isso pode ser feito com a fiscalização das fronteiras e a observação dos vistos nos passaportes. Assim, estes poderiam preencher os vácuos deixados pela população local. Diante disso, o Brasil estaria apto a desenvolver-se e acolher os novos irmãos.
O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
A história da imigração de outros