Analise Textual
Diciplina: Analise Textual Turma: 1063
Professor: João Mendes Filho Data: 14 / 04 / 2014
Estácio de Sá, campus Praça XI
TRABALHO
COESÃO
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Observe a coesão presente nos textos a seguir:
Exemplo 1: “Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras.”
A palavra destacada têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que ela é responsável pela coesão do texto.
Exemplo 2: O papa é a favor do celibato. Mas eu não penso assim.
Referência:
http://www.brasilescola.com/redacao/coesao.htm :05/abril/2014
COERÊNCIA
A coerência é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.
A coerência é dividida em vários tipos ou estilos. Coerência Semântica: Refere-se à relação entre os significados dos elementos das frases em seqüência; a incoerência aparece quando esses sentidos não combinam, ou quando são contraditórios. Coerência Sintática: Refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes, etc.
Coerência Pragmática: ocorre quando o sentido de uma sequência de atos de fala é quebrado.
Coerência Estilística: a coerência estilística não atrapalha a interpretação de um texto, é uma mistura de registros línguisticos.
Exemplo 1: "É preciso saber respeitar o tempo e envelhecer com dignidade"
Exemplo 2: "Não tem sentido eu escrever sobre a importância do lazer e intimar os amigos a me encontrarem numa livraria".
Referência:
http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/628:05/abril/2014
http://www.frasesefrases.org/frases-de-coerencia/