Analise swot de ouro preto
DEPARTAMENTO DE TURISMO
ALUNOS: Igor Fraxino De Araújo
Victor Sanches
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO I
ANÁLISE SWOT DE OURO PRETO
1) EIXO PLANEJAMENTO E GESTÃO
FORÇAS FRAQUEZAS
-Possui uma turismóloga formada na Secretaria de Turismo
-Possui um Sistema de Museus
-Possui Plano Municipal de Turismo
-Possui COMTUR estruturado e atuante
-INVITUR bem estruturado
- COMTUR consultivo mas não é deliberativo
-Poucos hotéis cadastrados no ABIH
-Falta de políticas públicas voltadas para os atrativos naturais
-Falta de organização e planejamento para que a pesquisa de demanda que acontece no período de carnaval, desse continuidade.
AMEAÇAS OPORTUNIDADES
- Pessoas que não possuem formação adequada para o cargo que exercem, como por exemplo, o secretário de turismo, que não é turismólogo.
- Não recebe ICMS turístico
-
- Recebe ICMS ecológico
- Existência de um Plano Municipal de Turismo, que é inoperante
-
Ouro Preto foi declarada cidade Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, em 1980 e vem dede muito tempo explorando seu potencial turístico, apresentando para o país, seu suntuoso conjunto arquitetônico e suas histórias dos tempos do ouro. O turismo em Ouro Preto é consolidado mas, fazendo uma análise SWOT, onde pode-se detalhar oito eixos, notamos algumas falhas, onde esta atividade deixa a desejar. A análise SWOT aponta forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do destino, que nesse caso é a cidade de Ouro Preto.
No eixo planejamento e gestão temos que Ouro Preto possui uma Secretaria de Turismo, onde há uma turismóloga formada, ocupando um cargo de confiança. O Sistema de Museus é eficiente e existe um Plano Municipal de Turismo. O COMTUR e o INVITUR são estruturados e o primeiro é atuante. O município não recebe ICMS turístico, nem cultural e poucos hotéis estão cadastrados no sistema da ABIH.
2) EIXO ESTRUTURAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA
FORÇAS FRAQUEZAS
-Título de Patrimônio Histórico