ANALISE SOCIOL GICA DE ITAJAI

401 palavras 2 páginas
ANALISE SOCIOLÓGICA DE ITAJAI - SC

Essas imagens mostram o contraste social que existe na cidade de Itajai- SC , o qual leva em consideração que cidade maravilhosa não existe, é uma mera ilusão da sociedade, sempre haverá um lugar onde o rico vive bem e o povo pobre vive mal.
Na cidade de Itajaí, também existe muita desigualdade social, algumas pessoas para poderem alimentar-se a si próprios e à sua família, procuram todo dia o seu sustento, muito delas não tem dinheiro para viver e por isso vêem-se obrigadas a viver em má condições em moradias com poucas ou quase nada de infraestrutura como no caso da imagem 1. Ao mesmo tempo existem pessoas extremamente ricas que vivem rodeadas de luxo, não tem problemas financeiros, e moram em moradias extremamente extravagantes no qual muitas coisas presente ali não haveria necessidade, como no caso da imagem 2 , um condomínio onde existe uma “praia artificial” , na qual a maioria dos apartamentos estão vazios. Essas pessoas que têm melhores condições de vida recebem milhões e milhões e podem pagar uma melhor educação para os seus filhos, em escolas privadas e também têm meios que lhes permitem ter os melhores cuidados de saúde. Já as pessoas menos privilegiada tem que enfrentar as condições precárias dos postos de saúde, ter mau atendimento e as vezes nem conseguir ser atendida.
Existem pessoas que recebem salários extremamente baixos o que não lhes permitem pagar as suas contas, o que o impulsiona a obter outros meios para sobreviver, como no caso a imagem 3 do menino vendendo algodão na BR 101, enfrentando a situação de risco.
Em Itajaí também existe o tal liberalismo, onde é expresso os interesses de uma parte da sociedade e não da maioria, como tinha que ser. Tendo como culpa o produto de um conjunto de relações na propriedade como um fato jurídico, e também político. A relação entre essas pessoas apresentadas são patrão e empregado, feita sobre os princípios do direito, baseada nas

Relacionados