ANALISE SOBRE A QUEDA DO IMPERIO ROMANO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste na análise do tema “A Queda do Império Romano” apresentado num livro didático. Selecionamos o livro de História, Cotidiano e Mentalidades – Civilizações Emergentes, dos Primeiros Homens ao Século V, volume 1, pela Atual Editora. O livro é voltado pra o ensino fundamental, a edição é de 1995 e os autores são Ricardo Dreguer e Eliete Toledo, bacharéis em História pela USP e também professores da rede pública e particular de ensino.
Refletindo sobre a importância do estudo da história e partindo desse principio, o historiador Marc Bloch nós dá uma elucidação ampla quando diz que não é possível entender o presente sem estudar o passado, e também não é possível compreender o passado sem estudar o presente, ou seja, passado e presente estão interligados e quem conhece ambos sabe agir melhor sobre o presente. Sendo assim, a partir do estudo do passado, podemos entender melhor o nosso presente, tais como as estruturas econômicas, sociais, políticas, religiosas da sociedade que vivemos nas quais estamos inseridos, e com isso, despertar interesse nos alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
O tema de análise “A Queda do Império Romano”, é tratado no livro com o título “Declínio do Império Romano”, no capítulo 13, página 143 e se estende até a página 151. Interessante salientar que os autores dividiram os capítulos em quatro itens para facilitar o estudo, sendo eles, Cenário: mostra mapas, localização dos grupos estudados; Personagens: vários tipos humanos e papéis que desempenhavam; Trama: análise das relações que o personagem estabelece entre si, sua mentalidade; e por último, Cenas Cotidianas: apresenta personagens em ação, sendo estes sujeitos históricos, responsáveis pela construção dessas tramas analisadas.
Podemos