Analise Semiotica
A peça se passa em um ambiente grande, sugerindo um supermercado. A moça personagem da campanha é uma representante de vendas, no posto de trocas de brindes. Este é o cenário sugerido no spot. O rapaz chega e pede informações sobre os brindes que poderia ganhar, descrevendo-os. Estes brindes são destinados para o público jovem: fichário, porta CD, mochila e MP3 Player.
A música no final da mensagem também indica que a peça é feita para o público jovem, por ser uma música agitada, com guitarras, som de pop rock. O trocadilho de significados da palavra “tampinha” é uma forma bem humorada de fixar a mensagem da campanha em seu público, sobre a troca de quatro tampinhas por brindes.
O emissor do spot é a Pepsi, marca de refrigerantes.
Como receptor temos os ouvintes de rádio em que foi veiculado o spot.
A mensagem principal que a marca procurou passar, foi a troca de tampinhas para obtenção de brindes. Esta mensagem é transmitida através da brincadeira de troca de significados da palavra “tampinha”, onde o cliente entende de uma forma totalmente diferente do que a promoção propõe.
O canal utilizado para a campanha foi o rádio por se tratar de um spot, produto específico para este canal. O código utilizado na campanha é a linguagem integrada, por fazer uso da língua em fala e em marcadores conversacionais (o caso da frase “bom dia moça” que simboliza o começo do diálogo).
A função utilizada na campanha é a conativa pelo fato de induzir a mudança no comportamento do consumidor com a ação de trocar as tampinhas por brindes, mudando o hábito de se jogar fora as tampinhas do refrigerante como estão acostumados.
Lingua e Fala : A língua é comum entre os integrantes da peça, porém há nitidamente uma diferença em sua fala. As crianças possuem uma pronuncia própria delas, O Locutor possui outra forma e aparentemente um adolescente que quer trocar as tampinhas também possui um estilo próprio de fala.
Podemos observar a forma trabalhada na