Analise qualitativo
Biomoléculas
O estudo dos fenômenos biológicos a nível molecular denomina-se bioquímica. É um ramo da biologia e igualmente um ramo da química orgânica. A maioria das moléculas envolvidas nestes fenômenos, as Biomoléculas, são maiores e mais complicadas do que as estudadas até aqui e o ambiente em que existem.
Um organismo vivo
Muito diferente da rude simplicidade da mistura reacional da química orgânica. Todavia as propriedades físicas e químicas destes compostos dependem da estrutura molecular exatamente da mesma maneira que as propriedades dos outros compostos orgânicos.
As biomoléculas são compostas de carbono com uma variedade de grupos funcionais. (NELSON & COX, 2006) Os átomos de carbono ligados de maneira covalente nas biomoléculas podem formar cadeias lineares, cadeias ramificadas e estruturas cíclicas. A esses esqueletos carbônicos são adicionados grupos de outros átomos, chamados de grupos funcionais, que conferem propriedades químicas específicas na molécula. (NELSON & COX, 2006) A maior parte das biomoléculas pode ser considerada como derivada dos hidrocarbonetos, com os átomos de hidrogênio substituídos por uma variedade de grupos funcionais para produzir famílias diferentes de compostos orgânicos. Típicas dessas são os álcoois, que possuem um ou mais grupos hidroxilas, aminas, com grupos aminos, aldeídos e cetonas, com grupos carboxilas, e ácidos carboxílicos, com grupos carboxílicos. Muitas biomoléculas são poli funcionais, contendo duas ou mais espécies diferentes de grupos funcionais, cada um com suas próprias características reações químicas. A “personalidade” química de um composto é determinada pela química dos seus grupos funcionais e sua disposição no espaço tridimensional. (NELSON & COX, 2006) Dissolvidas nocitosol de todas as células está uma coleção de 100 a 200 moléculas orgânicas diferentes pequenas, os metabólitos centrais nas principais vias que ocorrem em praticamente toda célula. Essa coleção de