Microrganismos Indicadores
O que são?
Microrganismos indicadores são grupos ou espécies de
microrganismos que, quando presentes em um alimento, podem fornecer informações sobre a ocorrência de contaminação fecal, sobre a presença de patógenos ou sobre a deterioração do alimento. Os microrganismos indicadores ainda podem indicar as condições sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento dos alimentos. Onde são encontrados?
Os coliformes totais são compostos por bactérias da família das
Enterobacteriaceae
Deste grupo de microrganismos indicadores apenas as bactérias do gênero Escherichia têm como habitat primário o trato intestinal do homem e dos animais. Já as bactérias pertencentes aos outros gêneros
Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella além de serem encontradas nas fezes também são encontradas em outros ambientes como, vegetais e solo. Estas bactérias persistem por um tempo superior, fora do trato intestinal, do que bactérias patogênicas como, Salmonella e Shigella.
O que contaminam e como?
Os microrganismos indicadores contaminam os produtos da indústria alimentícia, tanto agrícola, quanto fabril.
Agrícola: As contaminações microbiológicos podem ocorrer em todas as etapas pelas quais passam os produtos agrícolas, desde a colheita até o processamento, embalagem, transporte, acondicionamento e através de diversos meios: solo; água; ar e contato físico, mecânico ou manual.
Fabril: sua presença indica falhas no layout dos
equipamentos e instalações, deficiências nos processos de limpeza e sanitização e indícios de má qualidade das matérias-primas. Podem ser uma fonte de recontaminação dos produtos e em grandes quantidades deterioram os alimentos.
Reprodução
As bactérias podem reproduzir-se de modo assexuado por
divisão binária ou cissiparidade, ou por reprodução sexuada por conjugação, transformação e transdução. A reprodução sexuada é caracterizada pela troca de