ANALISE PSICOLOGICA
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Pato Branco
Gerência de Ensino e Pesquisa
Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês
Bruna Valeria de Souza
João Paulo de Souza Pereira
Análise Psicológica do filme Beleza Americana.
A personalidade desenvolve processos subconscientes, conhecidos como mecanismos de defesa do ego, estes, facilitam a convivência com ansiedades, impulsos agressivos, hostilidades, conflitos, frustações e ressentimentos, os quais não puderam ser resolvidos conscientemente.
Alguns dos mecanismos de defesa que podemos citar como mais conhecidos são: repressão, divisão ou cisão, negação, projeção, racionalização, formação reativa, identificação e regressão, isolamento, deslocamento e sublimação.
No filme, Beleza Americana, podemos perceber muitos desses mecanismos. O longa reproduz a vida de aparências de uma família americana, cuja qual tenta mostrar ser o que não é. Ao longo do filme nos deparamos com a grande quantidade de dramas cotidianos que enfrentamos, tais como algo que é tão tabu quanto, a infidelidade, questionamentos sobre beleza e uso de drogas.
Lester, o narrador-personagem, é um pai de família que vive em um profundo ciclo vicioso e autodestrutivo, infeliz mesmo tendo um bom emprego, uma mulher bonita e uma filha aparentemente dedicada aos estudos. Porém a vida do personagem muda radicalmente ao conhecer Angela, amiga de sua filha adolescente Jane. Lester larga de seu emprego, começa a fazer exercícios e fritar hambúrgueres, o que o faz realmente mais alegre, porém, é a vida dele é de aparências, sendo traído por sua mulher com o empresário bem sucedido e com sua filha se envolvendo com uma pessoa conhecida como nerd, mas que a dá segurança e com o tempo descobre que compra tudo o que tem com tráfico de drogas.
O filme retrata muitos mecanismos do ego. O deslocamento é um dos mecanismos que vemos claramente, quando Lester resolve mudar de vida, também podemos identificar