Analise Os Miseraveis
2 – Sociedade e reintegração social do ex-presidiário Jean Valjean enfrentou muitas dificuldades ao sair de galés. Os donos de estalagem não o deixavam se hospedar por ser um ex-presidiário. As pessoas não o aceitavam. Pra sociedade é difícil aceitar um ex-presidiário, pois de acordo com que ele fez, as pessoas sempre acham que eles podem fazer de novo. Assim como Jean Valjean, as pessoas achavam que ele poderia roubar de novo, por isso ninguém o aceitava em sua residência.
3 – Limites da justiça Jean Valjean foi perseguido por Javert por muito tempo, mesmo depois de ter mudado sua personalidade, Javert continuou a persegui-lo. Nos dias de hoje, se alguém roubasse um pão por estar passando fome com sua família, seria isento de culpa, de acordo com a lei não tem crime quando está em estado de necessidade. Ao contrario de Jean Valjean.
4 – Poder transformador de cooperação A única pessoa que aceitou Jean Valjean em sua casa foi o bispo Benvindo. O ato de bondade do bispo fez com que Jean Valjean se arrependesse de tudo que ele fizera ao longo de sua vida e com isso mudando sua personalidade, de um ex-prisioneiro para uma pessoa que ajudava a todos.