Analise organizacional
ADMINISTRAÇÃO
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
CLEONILSON SANTANA BARRETO JUNIOR
IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
SALVADOR
2012
Fichamento do livro: Imagens da Organização
Aluno: Cleonilson Santana Barreto Junior
Curso: Administração de empresas
Ficha Bibliográfica
Imagens da Organização
Autor: Gareth Morgan
5ª Edição
Editora: Atlas
1996
Capítulo 2
O segundo capítulo do livro se chama “A mecanização assume o comando – As organizações vistas como máquinas”, no qual explica o processo de burocratização e mecanização das organizações, quais foram as suas origens, teorias, e qual foi o resultado do uso desse processo.
Ao começo do capítulo é usada uma história para introduzir o assunto. Na história podemo ver a comparação entre um trabalho artesanal, feito a mão, por um velho chinês e uma bomba d'água, proposta por Tzu-Gung. Ao fim do conto, é mostrado que o velho chinês é engradecido pela forma com que faz seu trabalho, enquanto Tzu-Gung mostra uma forma mais viável, prática e economica para se trabalhar.
O autor também retorna ao início da Revolução Industrial, quando foi iniciado o uso de máquinas para realizar alguns trabalhos que antes eram obrigações do funcionário. Com isso, foi necessário dividir os operários em setores e ser feita uma divisão de tarefas, ensiná-los a operar máquinas entre outras atividades. Durante a Revolução Industrial a máquina estava em evidência, e o ser humando era apenas um pequeno detalhe do processo de produção.
O autor demostrou que devido ao alto custo humano, o aumento da produtividade vem sendo atingido.
Durante todo o capítulo, o autor vai apontando cada uma das teorias e seus criadores, propondo seus pontos positivos e negativos e exemplificando cada um deles. Ao final, ele propõe uma visão geral do processo, para que seja adaptado para a realidade atual de cada organização, buscando sempre a melhor opção, envolvendo empresa e empregados no desenvolvimento racional das tarefas