Analise org
A delegação neste caso deve ser executada de uma forma mais gradativa, pois como o antigo chefe era altamente centralizador, com certeza será encontrado um cenário totalmente engessado. Devemos ter cuidado para iniciar o processo de transferência de autoridade aos subordinados para não gerar nenhum desconforto.
Inicialmente poderemos encontrar uma certa inflexibilidade para absolvição de responsabilidades, devido ao costume da forma de trabalho anterior.
Neste caso devemos aplicar algumas regras para termos êxito na delegação, tais como: * Selecionar o subordinado adequado para cargo e função considerados; * Proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas pelo subordinado; * Criar condições adequadas de motivação e de comprometimento para com os resultados esperados; * Treinar e ajudar os subordinados em suas atividades; * Desenvolver o processo de planejamento das atividades para que a delegação possa ocorrer antes da ocorrência da situação e não depois do fato consumado.
2) O que houve neste caso não foi uma delegação. Na delegação a responsabilidade não pode ser delegada, pois nem o chefe nem o subordinado a executar a tarefa podem livrar-se, totalmente, de suas obrigações, designando outros para realiza-las. Na realidade a tarefa foi passada para outro executor e assim por diante, transferindo totalmente as responsabilidades e sequer foi analisada após a conclusão do mesmo, pelo principal responsável pela elaboração do trabalho. As principais falhas foram, falta de seleção do subordinado adequado para execução do trabalho, explicar com precisão e clareza a atividade que deve ser exercida e avaliar a tarefa executada pelo