Analise morfológica do sitio Mauazinho Manaus
Escala do Bairro
O Mauazinho é um bairro da zona leste de Manaus, Surgiu em 1968 após a instalação definitiva da Zona Franca de Manaus, é um dos bairros mais afastados do Centro da cidade e tem uma escala relativamente grande, comparados a outros bairros, é um local bem denso e populoso, com 11.719 habitantes (Censo 2010), é margeado pelo Rio Negro e pelo Distrito Industrial.
Bairro do Mauazinho
Fonte: Wikipedia.com.br/bairromauazinho
O Solo
As ruas são pavimentadas, e as caixas viárias estreitas pro grande numero de carros que por ali trafegam. As vias de maior largura, estão situadas próximo ao setor industrial (Avenida Abiurana e Avenida Rio Negro), onde existem tráfegos de veículos pesados, como caminhões com container. O restante das vias são locais, e/ou ruelas e becos.
As edificações – Paisagem
Edificações com uso misto, residencial/comercial.
Na entrada do bairro, limite com o Distrito Industrial, existem algumas fábricas, o Comando Naval da Amazônia, e uma termelétrica.
O Lote – Parcela fundiária
O Lote Mauazinho, como um todo, está cercado ao Norte, pelos bairros Distrito Industrial I e II, ao Sul, com o Rio Negro, a Leste com o bairro Colônia Antônio Aleixo e a Oeste com o bairro Vila Buriti. A hidrografia presente delimita bem sua fronteira entre as áreas de platôs e baixios (Próximo ao Rio e Igarapés). O lote possui uma área de 723.73 hectares, com usos divididos entre área residenciais, comerciais e área de proteção permanente, nas faixas de limites dos igarapés e do rio.
O quarteirão (Estrutura dos quarteirões)
O bairro foi se desenvolvendo ao longo dos limites das indústrias e as margens do igarapé, através de um crescimento linear e de um aglomerado adaptado à sua topografia.
Bairro do Mauazinho
Fonte: Google