Analise Literária A Igreja do Diabo
A igreja do Diabo
Tipo de Narrativa: Conto
Aspectos que caracterizam um texto como Conto:
•
Narrador: 3° Pessoa
•
Extensão: O Conto é curto e conciso.
•
Linhas Dramáticas: A trama é única e não há possibilidades da dispersão no desenvolvimento da estória.
•
Tempo: O conto não tem muito espaço para idas e vindas ao tempo. A utilização de recursos como o flash-back é rara, permanecendo a narrativa quase sempre em uma única linha.
•
Espaço:Dada a curta extensão do conto, os seus cenários – e sua descrição, portanto! – são restritos, podendo o autor os reduzir ao mínimo indispensável para a sua contextualização espacial. Esta pode até ser, em alguns casos, inexistente.
•
Final Enigmático: Alguns escritores contemporâneos escrevem a narrativa sem um final, ou até mesmo sem um desenvolvimento flagrante. Seus contos são mais contemplativos, às vezes sem nexo aparente. O mais comum, no entanto, é o conto com uma estrutura tradicional, com início, meio e fim. O final deve sempre ser uma surpresa, a resolução de um enigma, ou a inversão de uma situação que deveria seguir em direção oposta, ou que pareceria sem solução. O suspense deve ser mantido até o último parágrafo, quando, depois de prender o leitor através de toda a sua leitura, o escritor lhe fornece a catarse – a risada, o susto, a surpresa.
Análise Literária
( A igreja do Diabo)
(Machado de Assis)
“A Igreja do Diabo” é uma narrativa classificada como Conto, porque é escrita em 3° pessoa, tendo como protagonista: “o Diabo”.
É um conto curto,dividido em quatro capítulos e pertence ao movimento realista. Escrito por
Machado de Assis,nessa narrativa decorrem fatos aos quais o leitor é levado a refletir , focando sempre os mecanismos que levam as personagens a cometer seus atos, que na maioria das vezes é a busca pelo dinheiro e pelo sucesso.
A narrativa de “A Igreja do Diabo” conta um dia em que o diabo funda uma Igreja e
consegue