Analise instrumental determinação de PH
Potenciometria pode ser definida como o conjunto de métodos quantitativos instrumentais destinados à determinação de concentrações e atividades de espécies iônicas em solução, mediante medidas de diferenças de potenciais entre dois eletrodos, sendo um de referência e outro indicador, imersos na solução em estudo.
No início do século XX, era grande a necessidade de quantificar o grau de acidez das substâncias, o que fez com que houvesse uma corrida para pesquisa nesta área. O primeiro sensor potenciométrico usado para medir a acidez de uma solução aquosa foi o eletrodo de hidrogênio, proposto por Nernst em 1897, o qual, entretanto, devido à sua complexidade, não tinha finalidade prática.
Os métodos potenciométricos de análise são baseados em medidas de potencial de uma célula eletrolítica na ausência de valores apreciáveis de correntes. Por mais de um século, a potenciometria tem sido utilizada para localizar o ponto final de titulações. Mais recentemente, tem sido empregada na determinação direta da concentração de íons empregando eletrodo-íon-seletivo. Tais eletrodos são relativamente livres de interferência e fornecem um meio rápido e conveniente para estimar a concentração de um grande número de ânions e cátions.
OBJETIVOS
Determinação da massa de ácido acetilsalicílico em medicamento por potenciometria para verificar se o medicamento tem conformidade com a bula.
MATERIAIS
3 Comprimidos de ácido acetilsalicílico 500mg
500 mL água deionizada
100 mL de solução de hidróxido de sódio 0,5 mol/L
3 vidros de relógio
Bureta 25 mL
3 béqueres 100 mL
Pisseta
Barra magnética +- 2 cm
Agitador magnético
Suporte universal
Garra para bureta
PHmetro
Óculos de proteção
METODOLOGIA
Essa foi uma pratica realizada pelo orientador Marcelo Maia e observada pelos alunos.
Pesou-se o comprimido do medicamento em um vidro de relógio e logo em seguida o transferiu para um béquer de 100 mL. Em seguida adicionou-se 80 mL de água